30 de setembro de 2009

Formação Continuada e o Processo de Desenvolvimento Profissional do Professor

É possível identificar as falhas no processo da formação dos professores, por estar afastado da realidade atual, vinculada aos seus problemas sociais e culturais. Alcançando por fim, uma luz para a solução do projeto curricular pedagógico.

A grande inteligência da humanidade está toda interligada por uma enorme ponte: a linguagem. Essa ponte é mantida por uma estrutura essencial: a escrita. A partir do processo de alfabetização, o indivíduo começa a ler coisas e, com isso, aumenta a sua capacidade de perceber conceitos e idéias, podendo transferi-las para outras pessoas. Sabe-se que toda profissão envolve a comunicação (direta ou indiretamente). O verdadeiro profissional está sempre estudando e criando baseado no que aprendeu, desmontando, reagrupando e pensando uma maneira nova. Mas, atualmente, o que vemos por aí são profissionais repetindo velhos conceitos, copiando-os. Só que, hoje em dia, tudo gira em torno da informação, vinculada aos meios de comunicação (jornais, televisão, internet, etc.), e assimilando toda essa fonte de informação, é que podemos atuar em relação à sociedade, à nossa família, ao nosso trabalho e a nós mesmos. Porque se não soubermos das coisas que estão acontecendo no mundo em que vivemos e se não tivermos conhecimento suficiente para lidarmos com elas, como iremos viver produtivamente? Aí está a importância da informação e da troca desta em nossa vida; de se conhecer as teorias, de se atualizar, de estudar.

As teorias de aprendizagem não são imutáveis, estão sempre mudando para uma melhor adequação da sociedade. A ausência de teorias leva à suposições, incertezas e a práticas sem fundamentos. Para um professor, o conhecimento teórico é de grande influência, pois, com ele, o professor sabe como se processa o mecanismo da aprendizagem. E, sabe também da importância de ensinar aos seus alunos coisas relacionadas à vida prática destes, assim, tornando-os participativos e interessados na matéria. O conhecimento sobre as teorias permite ao professor utilizar-se do clima mais apropriado e dos princípios necessários a cada situação de aprendizagem. Com isso, ele traça objetivos, planeja, seleciona técnicas de trabalho e de manejo de sala e até o material.

A teoria e a prática são elementos inseparáveis, porque a prática é a colocação em ação do que anteriormente foi ensinado. As teorias de aprendizagem apresentam muitas vezes, pontos em comum; portanto, uma teoria não pode ser considerada superior à outra. Antigamente, o processo educativo estava voltado em passar informações a serem memorizadas em seus mínimos detalhes. Isso foi mudando na medida em que filósofos, pedagogos e outras pessoas envolvidas com o tema educação, de uma forma ou de outra, foram buscando e trazendo novas ideias para que ocorresse de fato uma educação formativa integral.

É preciso dar importância ao currículo, pois elementos fundamentais não devem ser esquecidos, tais como: "o que leva um aluno a aprender?", "quando é o momento mais propício à aprendizagem?", "de que forma fazer chegar ao aluno o conteúdo que se pretende ensinar?". Porque educar significa incentivar a autonomia individual e a solidariedade, prevenir insucessos e lutar contra as desigualdades sociais. Favorecer o ensino científico, experimental, unindo a compreensão das raízes às novas descobertas da tecnologia. Aprender é um processo complexo, porque o ser humano precisa ser sujeito ativo na construção do seu conhecimento, e, para que isso ocorra deve haver uma interação com a realidade. Texto de Daniella Caruso

Um comentário:

  1. Olá querida amiga , minha escola tem blog seja seguidora de lá tb
    bjim do Cantinho da Cris
    http://em-arcebispodomemmanuel.blogspot.com

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