Esse é meu cantinho, local onde divulgo meus trabalhos, troco ideias sobre artes em geral, além de

CRIATIVIDADE!

“Criatividade é apenas o primeiro passo para que se possa inovar. Além de boas ideias, devemos reconhecer oportunidades para poder aplicá-las, solucionar problemas e obter demanda no mercado” Agni (ou Eduardo Santos): diretor de arte, professor e palestrante.

Tradutor

REFLITA:

"Experimente ter o costume de sorrir. Você não tem nada a perder." Dale Carnegie

Um tanto de Aluísio Cavalcante Jr.

Para todos os que sonham com uma educação que transforma vidas, inspira e faz feliz. SER FELIZ É FAZER FELIZ
Texto de Aluísio Cavalcante Jr.
Ser feliz
É inspirar em cada pessoa
Que passa por nossa vida,
O encanto, a alegria e a certeza,
Do brotar de sonhos nos jardins do coração.
É este brotar de sonhos
Que perfuma nossa existência.
Que nos faz mais fortes diante do mundo.
Que nos faz transbordar de esperanças,
E fortalece o nosso compromisso com a vida,
O compromisso de
Fazer feliz!
_________________________________________________________
Todo conhecimento que podemos transmitir aos nossos alunos, deve ter como objetivo a construção de um modelo solidário de sociedade. O aprender a ser feliz deve ser sempre acompanhado do aprender a fazer feliz. Somente assim o que ensinamos pode encontrar o seu sentido.
Colégio Cientista é uma escola de Fortaleza. Nos anos de 2008 e 2009, este texto foi o tema do seu projeto educacional. Escolas assim têm o dom de transformar vidas.
APRENDI Texto de Aluísio Cavalcante Jr. Por muito tempo pensei que bons professores Eram aqueles capazes de ensinar muitas lições. Hoje sei que bons professores São aqueles que além da capacidade de ensinar, São também capazes de inspirar novas lições. Que são capazes de fazer da simplicidade do sorriso, A matéria prima de uma educação que faz sentido. Que são capazes de transformar o mundo com a força do bem, da alegria e da amizade. Hoje sei que bons professores são aqueles Que embora saibam a importância De se ensinar a colher os frutos do futuro, Dedicam suas vidas a cultivar sementes no presente. Que sabedores da sua força de educadores, Semeiam, inspiram e colhem sonhos coletivos de esperança Nas salas de aula de cada Escola, Cultivando jardins de afeto pleno De onde brotam sonhos de um novo mundo, Nos corações dos muitos alunos Que a vida lhes deu para cuidar. __________________________________________________________ A INSPIRAÇÃO DO TEXTO O coração de um professor é um templo onde a vida é celebrada em oração. Quem escolhe ser professor, escolhe também ser jardineiro das esperanças. Esperanças que crescem fortes nos ensinamentos que fazem sentido, e que tornam o mundo mais solidário, mais justo e mais amigo.
TEU SONHO DE EDUCAÇÃO Texto de Aluísio Cavalcante Jr.
Pode chegar
Que a festa vai
Começar agora.
E é para sonhar quem quiser.
Traz tua alegria para cá.
E traga o teu coração.
Teu sonho de educação.
Nós precisamos
De ti nesse cordão...
Pode chegar
Que a escola é grande
E é toda nossa.
Vai ter muita integração,
Para uma escola melhor.
Vamos cuidar da sintonia.
Da nossa integração.
“Da unidade vai nascer
A nova idade.
Da unidade vai nascer
A novidade...”
E é para chegar,
Sabendo que a gente tem
O sol na mão.
E o empenho das pessoas
É bem maior.
Irá planejar nossas manhãs.
Vamos levar o sonho com união,
Nos ideais das escolas campeãs.
Nós vamos buscar,
E a todos falar,
Da nossa passagem. Vamos falar das idéias,
Que dão vida a nossa coragem.
Vamos embora que a hora é essa,
E vamos ousar.
Sentir a força da vida,
Unir e conquistar...
Oô eô eá!
E o sonho vai apenas começar.
Oô eô eá!
Educação de verdade
É fazer gente brilhar.
Pode chegar... _________________________________________________
A INSPIRAÇÃO DO TEXTO Este texto teve como inspiração o samba O HOMEM FALOU, de autoria de Gonzaguinha, maravilhosamente interpretado por Maria Rita e a Velha Guarda da Mangueira. Imagino que este texto possa ser cantado ou declamado à cada reinício das aulas, pois este retorno, tem sempre um intenso sabor de alegria. Salas de aula são como alas de uma escola de samba, onde nós que acreditamos em sonhos, devemos estar preparados para fazer desfilar nas avenidas das nossas vidas, e com a inspiração de nossos jovens,
uma nova sociedade e um novo País.
MESTRES SÃO METADES
Texto de Aluísio Cavalcante Jr. Aprendi com os anos dedicados a educação, Que para ensinar lições que tenham sentido É preciso que se tenha uma certeza: Mestres são metades. É dessa certeza que vem a sua força, Pois Mestres que se reconhecem metades sabem muitas coisas. Sabem que não podem ser sozinhos. Sabem que não podem esconder as lágrimas. Sabem que têm o poder de se reinventar. Sabem que têm o dom de encantar a si e aos outros Com pequenas conquistas que para muitos passariam despercebidas. Por saber tudo isso Mestres metades renascem a cada dia
Como renasce o sol a cada manhã. E quando estes Mestres encontram outros Mestres, Seus sonhos se entrelaçam como feixes de trigo, Pois embora sejam diferentes, São feitos de um único sonho. De um sonho ensinado a cada dia de forma coletiva, E que faz com que todos possam entender Que a vida só realmente é vida, Quando faz cada vida TORNAR-SE MAIOR. Quando faz cada vida TORNAR-SE MELHOR. __________________________________________________ A INSPIRAÇÃO DO TEXTO. É impossível educar sozinho. O bonito desta lição é a sua capacidade de transformar o EU em um NÓS. Escolas são feitas de muitas metades. Da união destas metades nascem sonhos coletivos. Sonhos coletivos tem o poder de mudar o mundo.
PARA QUE SERVEM AS LIÇÕES QUE ENSINAMOS? Texto de Aluísio Cavalcante Jr. Todas as lições que nós, Educadores de sonhos e esperanças, Transmitimos a cada um de nossos alunos, Tem um objetivo maior: Ajudá-los a construir um novo modelo de mundo, Que tenha como ideal inquestionável o AMOR, Nas suas mais variadas formas. Amor ao próximo, Amor à ética, Amor aos amigos, Amor à família, Amor à vida, Amor a natureza, Amor a Deus, E amor ao conhecimento, Que nos faz entender que individualmente Tudo o que construímos perde o sentido. Ver esse amor ser construído Por cada um de nossos alunos, É para nós a inspiração de novos sonhos E a justificativa maior de nossas vidas. _________________________________________ A INSPIRAÇÃO DO TEXTO
credito que nestes tempos onde o individualismo

parece prevalecer, e a vida, perder importância, que a nossa maior missão como educadores, é resgatar as lições de solidariedade e respeito a vida. Assim construíremos uma nova sociedade que talvez não vejamos em nosso curto tempo de existência, mas cujas sementes plantaremos para que as futuras gerações possam colher.

ESCOLAS SÃO ETERNAS Texto de Aluisio Cavalcante Jr. Há quem acredite que nas escolas O ano comece no início do ano. Há quem acredite que nas escolas O ano termine no final do ano. Mas quem aprende a olhar uma escola E é capaz de entendê-la, Sabe que esta noção de tempo não se aplica a ela. Escolas são eternas, E para elas o tempo não tem inicio e tão pouco fim. ___________________________________________________ A INSPIRAÇÃO DO TEXTO Quando uma escola é criada já nasce grávida da eternidade. Cada pessoa que passa por ela, a levará para sempre em seu coração. Por isso para uma escola não existe o tempo, pois o amor que a justifica, por ela também se justifica.
NOSSOS FAZERES SÃO SABERES Texto de Aluísio Cavalcante Jr.
Era uma semana de janeiro. O perfume da chuva se confundia Com o perfume do amor. Eles e elas estavam ali, reunidos mais uma vez. Vozes audíveis semeavam idéias. Falavam sobre sonhos e futuro, Falavam histórias de paz, Falavam projetos de presente, Falavam sobre fundamentos e essências. Mas havia outras vozes silenciosas Que chegavam aos ouvidos daqueles que estavam ali E lembravam valiosas lições, - "Se escolhes matar, também morrerás...” - "Se deixares viver, também viverás...” - "A vida é um presente de Deus...” -"Grandes missões são acompanhadas De grandes responsabilidades...” - "O essencial é invisível aos olhos...” - "Podemos sempre mais do que imaginamos...” Então, de repente as vozes se uniram. Passado e presente passaram a falar em uma única voz coletiva. - "Qual é a força de um sonho?” - "Até onde pode voar um coração?” - "Qual o alcance dos nossos fazeres?” - "Qual futuro nascerá dos nossos saberes?” E unidas pela certeza Que une os corações que vivem para o bem Comprometiam-se com a vida para sempre, Unindo o FAZER e o SABER com a força do sim: - "Sim, para a educação que transforma...” - "Sim, para a fé e a esperança...” - "Sim, para a paz e a justiça...” - "Sim, para a vida e o amor.” Era uma semana de janeiro. A força do brilho do sol se confundia Com a força do brilho do amor. ______________________________________________ A INSPIRAÇÃO DO TEXTO Quando uma escola consegue unir a força do fazer com a essência do saber,
esta escola encontrou o seu sentido.
OBRIGADO DE CORAÇÃO. Texto de Aluísio Cavalcante Jr. O que faz um professor feliz? São muitas as respostas possíveis. Professores têm a capacidade de buscar a felicidade No que é mais simples e verdadeiro. Para mim felicidade vem sempre acompanhada do afeto. Afeto que neste primeiro ano de publicação do blog, Chegou de maneira intensa e verdadeira. Cada pessoa que aqui esteve Multiplicou sentimentos. Trouxe até mim uma felicidade simples e verdadeira, Difícil de explicar, mas adorável de sentir.
Menção ao Blog http://sonhosdeumprofessor.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

✿Deixe aqui o seu comentário, será um imenso prazer postá-los.

visitantes no momento

visitante

Nunca desista dos seus sonhos, porque sem eles você continuará a existir,mas deixará de viver

REFLEXÃO

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada,caminhando e semeando,no fim terás o que colher. (Cora Coralina)

Momento de refletir:

As pessoas esquecerão o que você disse; as pessoas esquecerão o que você fez; mas elas nunca esquecerão como você as fez sentir!

Um Tour pelas fotos do Blog...!!!!!!!

Foto de kArol BrAndão

Foto de kArol BrAndão

Flores...

A beleza das flores está de mãos dadas com a poesia e a fragilidade das suas pétalas em harmonia com a força das palavras.

FRASE:

"Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história".

O Poder da visão está em se plantar sementes e sonhos no fértil solo da esperança.

Estações do ano

Estações do ano
Atividades dobradura, hidrocor,pintura a dedo e colagens

TRABALHOS DE ARTES

TRABALHOS DE ARTES
Profª Sandra e Profª Isabel

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Atividades de artes

"Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez." (lao Tsé)
"Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência". (Augusto Cury)

Florescer e se redescobrir!

Florescer e se redescobrir!

Planeta Terra

PARA PENSAR...

"... A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa" (Emília Ferreiro)

"Professor bom não é aquele que dá uma aula perfeita, explicando a matéria. Professor bom é aquele que transforma a matéria em brinquedo e seduz o aluno a brincar. Depois de seduzido o aluno, não há quem o segure”
(Rubem Alves)

"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar." Nietzsche
Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca.
Nunca devemos esquecer que arte não é uma forma de propaganda,é uma forma de verdade. ( John Kennedy)
“Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo. É triste ter meninos sem escola, mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação humana" Carlos Drummond de Andrade

Integridade é o que fazemos, o que dizemos e o que somos de verdade!

IMAGINAÇÃO É O COMEÇO DA CRIAÇÃO,NÓS IMAGINAMOS O QUE DESEJAMOS,SOMOS O QUE IMAGINAMOS E CRIAMOS O QUE SOMOS.

Show de espetáculo,vale conferir...lindo!

"O saber "entra" pelos sentidos e não somente pelo intelecto". (Frei Betto)

Sincronismo da vida!

" A Honestidade é o Mais Valioso Tesouro Espiritual..."

SONHOS...

blog coisas miudas

VÍDEO DEMONSTRATIVO DO MEU NOVO PROJETO DE TRABALHO

BLOG EDUCACIONAL

CORAÇÃO/SONHOS

o louco que ainda me resta!

PROJETO BUCAL, filme youtube feito por mim!

Bem vindos ao Blog

Segredo...

"Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida, o temor, e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se ! Mas, também, tem um preço... São inúmeras outras portas que você descobre. Às vezes curte-se mil e uma. O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta. A vida não é rigorosa, ela propicia erros e acertos. Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno. A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobre-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas. Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente. É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida... Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens! BEM VINDOS AO MEU BLOG SANDRA BARRETO
Topo