15 de outubro de 2010

HISTÓRIA DO PROFESSOR E A MAÇÃ

Por que dar maçãs ao professor?

Existem  muitas histórias, verdadeiras ou não, que tentam explicar o antigo costume de dar maçãs aos professores.Alguns dizem que trata-se de uma tradição dos EUA, Dinamarca e Suíça. Uma delas é que há muitos anos, os pais costumavam presentear os professores com flores e maçãs como forma de agradecimento ao trabalho.

A outra história diz que entregar a maçã ao professor é uma forma de desejar boa saúde.

Outros apontam ainda, a maçã, como símbolo do conhecimento. Afinal, Newton teria descoberto a Lei da Gravidade após ter sido atingido pela fruta. E os mais atuais acham que por se tratar de um lanche rápido, a maçã tem a ver com a correria da vida do professor.

Enfim, todas essas histórias são interessantes, mas o que realmente importa, e que ninguém pode negar, é que um professor querido a gente nunca esquece!

Bárbaro, não acham? eu amei... Deixo este presente a todos os Professores, principalmente aqueles que se dedicam plenamente na luta diária por uma educação mais digna neste país.

Fica aqui o meu abraço!  

Ganhei de verdade este presente acima... fiquei toda boba com a história anexa.E quem não ficaria assim tão feliz?

Beijos 

Professora Sandra Barreto   




5 comentários:

  1. Ótimo texto
    você poderia deixar algumas referências
    ando à procura desse — não sei se tradição, hábito ou apenas uma imagem de gibi — costume...
    interessante e curioso

    Atualmente, eu mesmo compro a maçã.
    É excelente pra manter a voz
    meninada na sala acha engraçado

    :)

    ResponderExcluir
  2. Adorie o blog Sandra deixo os meus endereços passa por lá quando puder.
    http://claudiabisso.blogspot.com.br/ http://claudiabfagundes.weebly.com/

    ResponderExcluir
  3. Amei o seu blog!!!! Ideias simples e criativas. Vou fazer essa fantasia de artes plásticas para minha turma. Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. Amei o seu blog!!!! Ideias simples e criativas. Vou fazer essa fantasia de artes plásticas para minha turma. Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  5. Em um belo dia de 1995, eu ofereci uma maçã a um professora de uma escola especial do bairro Juvevê em Curitiba e talvez ela tivesse agradecido muito. No entanto, talvez fosse também um gesto de jactância e, em troca disso ela me ofereceu uma boa aula de árabe com as primeiras letras do alfabeto, me ensinou o que era pai e o que era mãe. Mas, como escreveste neste blog, o costume de dar maçã ao professor surgiu no países de cultura germânica e só chegou nos outros países anos depois da instalação da educação nesses lugares ou da popularização da cultura americana no mundo, sei lá.

    ResponderExcluir

✿Deixe aqui o seu comentário, será um imenso prazer postá-los.